Após 49 anos, Fidel renunciou à presidência e ao cargo de comandante das forças armadas de Cuba ontem. Abdicou dos cargos mas não do poder. Ele continuará sendo o secretário geral do partido comunista cubano e membro do parlamento do país.

Na organização dos países do extinto bloco comunista dois cargos tinham enorme importância: o presidente e o secretário geral do partido comunista. O presidente era o chefe de governo e de estado, agindo da mesma maneira que os presidentes dos países capitalistas. O secretário geral tinha uma enorme importância por causa da simbiose entre o aparelho de Estado e o partido.

Nos países do bloco comunista, havia uma enorme limitação à iniciativa privada. Desta maneira toda a atividade econômica dependia do governo, por isto a maior parte dos empregos disponíveis eram controlados pelo estado. O partido controlava o estado e conseqüentemente a sociedade, pois os melhores postos e empregos eram reservados aos membros do partido ou às pessoas indicadas por eles.

_____________________________

_ Para saber mais sobre a renúncia de Fidel Castro, clique aqui.

_ Para saber mais sobre a biografia de Fidel Castro, clique aqui.

Advertisements