Zezinho é presidente do clube da vadiagem. No ano passado, esteve em todas as recuperações bimestrais. Foi aprovado em algumas matérias e reprovado em outras. Cursou a recuperação final e não passou. Ficou em dependência em duas disciplinas que cursou este ano, juntamente com a série regular. Este ano, Zezinho ficou em todas as recuperações bimestrais e esteve na final. Não satisfeito, ficou em recuperação dependência. Zezinho conseguiu o impensável, reprovou. Coitadinho.

Você deve estar pensando: “bem feito, perdeu o ano”. 

Que isto? Que papo bobo é este de perder o ano. Há sempre um jeitinho de um aluno que não sabe nada passar à série seguinte. O texto da LDB é tão fantástico, que eu resolvi reproduzi-lo abaixo:

Art. 24.(…)

  II – a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

(…)

 c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;”

O Zezinho vai passar de ano. É só procurar uma escola e pedir uma prova de avaliação de escolaridade. Nada impede de fazer várias avaliações em várias escolas ao mesmo tempo. Se ele fizer isto em uma das poucas escolas sérias que existem, ele será avaliado e classificado de acordo com seus conhecimentos e capacidade. Se a avaliação for aplicada por uma escola que está desesperada por matrículas, com certeza ela vai classificá-lo para a série seguinte. Fácil, fácil. Mole, mole.

Sabe quem fiscaliza o nível desta prova de avaliação? NINGUÉM. A escola faz o que quer.

E o Zezinho não precisa se preocupar em ficar longe de seus amigos. Ele pode pedir sua transferência logo no início do ano letivo e voltar a escola que o reprovou. Basta que a escola o aceite de volta. Zezinho não deve se preocupar com a possibilidade da escola não aceitá-lo. Os colégios andam tão desesperados por matrículas que provavelmente vão desenrolar o tapete vermelho para você. De quebra você poderá rir na cara dos professores, aqueles malvados, que o reprovaram no ano anterior.

__________________________________________________

_ Para o texto integral da Lei de Diretrizes e Bases da educação, clique aqui.

Advertisements