O cartaz acima veio da campanha do Partido Popular da Suíça (SVP), vencedor das eleições legislativas do último domingo. A principal proposta de campanha do partido é a  deportação de estrangeiros cujos filhos tenham cometido crimes. Ora, por quê?  “Para ter segurança”, diz o cartaz. Na visão dos membros do SVP as cadeias  estão abarrotadas por causa dos imigrantes. Um quinto da população suíça é de estrangeiros e o governo estima em 70% a proporção de imigrantes na população carcerária.

Para os membros do partido popular a conta é simples. Como a população carcerária é majoritariamente imigrante, a expulsão de estrangeiros diminuiria a criminalidade e aumentaria a segurança. Racismo puro, digno de Hitler ou Mussolini. Para a proposta xenófoba virar lei precisa ser submetida à consulta popular. Sendo assim, o partido deveria recolher 100 mil assinaturas até janeiro de 2009.  Até semana passada o SVP já havia reunido 200 mil.

Nas aulas sobre nazismo, os alunos sempre  perguntam como Hitler enganou a população da Alemanha e criou um regime tão terrivelmente racista. Respondo: ele canalizou os desejos racistas da população. Ninguém enganou ninguém. Lembre-se: o nazismo  chegou ao poder pela via legal e democrática . O partido passou a ser o maior da Assembléia da Alemanha, com 230 deputados de um total de 584. Não foi à toa que Hitler se tornou chanceler em janeiro de 1933.  A população o escolheu. Da mesma maneira que os suíços elegeram o Partido Popular Suíço. Elegeram as ovelhas brancas que devem expulsar as ovelhas negras.

Será possível alguém ter sido enganado pelo cartaz acima?

______________________________________

_ Para reportagem sobre as eleições na Suíça, clique aqui.

_ Para reportagem sobre a lei de deportação do SVP, clique aqui.

_ Há pouco tempo, postei sobre a vitória de um partido nazista na Alemanha. Para ler, clique aqui.

_ Para a biografia de Hitler, clique aqui.