cleo.jpg           

Betty é uma menina feia, com óculos de aros grossos e aparelho nos dentes que, sofrendo todo tipo de  aversão masculina à sua falta de formosura, conseguiu subir na vida graças ao seu intelecto. A personagem e sua novela se tornaram um grande sucesso na Colômbia, seu país de origem.  Transmitida pela Rede TV (versão colombiana) e pelo Sbt (versão mexicana), a novela repetiu no Brasil a enorme audiência. No ano passado, a história chegou aos EUA. O seriado baseado na história da feiosa acaba de  ganhar de dois Globos de Ouro, incluindo o de melhor série do ano.

Seguindo a trilha deste clamor pelas desprovidas de beleza, pesquisadores de Londres  chegaram à conclusão que Cleópatra, a rainha do Egito, também era feia. O estudo joga por terra um mito milenar. O principal atributo de Cleópatra não era sua beleza, mas sim  sua inteligência e astúcia.

A principal prova de que Cleópatra era feia está em uma moeda de prata do ano 32 a. C (foto acima). Nela, a efígie da rainha é muito diferente da aparência imaginada por escultores, pintores, cineastas e escritores por séculos. O queixo pontudo, nariz adunco,  pescoço grosso e a testa estreita não deixam dúvidas. Marco Antônio e Júlio César, triúnviros romanos, apaixonaram-se por um verdadeiro espanta-neném.

_________________________

_ Para mais da história de Cleópatra, clique aqui. 

_ Para mais informações sobre o novo estudo sobre a aparência de Cleópatra, clique aqui.

_ Para mais informações sobre “Betty, a feia”, clique aqui.

***Eu já ia me esquecendo. Bom carnaval!***