Al Gore foi vice-presidente dos EUA durante as duas adminstrações de Bill Clinton. Ficou marcado por ter perdido a conturbadíssima eleição para a Casa Branca em 2000 para George W. Bush, mesmo tendo mais votos que seu oponente. Além de político ele é um ferrenho ativista ecológico e  estrela o documentário “Uma verdade incoveniente”, sobre o aquecimento global.

O documentário é uma adaptação para a telona da palestra apresentada por Al Gore em várias cidades do mundo. Nela o ex-vice-presidente aprensenta dados contundentes acerca do efeito estufa e da nossa culpa pela emissão desordenada de gases na atmosfera. Em linguagem muito simples e acessível, as conseqüências nefastas do aquecimento global são relatadas e as possíveis soluções para a crise são sugeridas.

O filme também se presta a mostrar outros lados de seu apresentador, revelando, em meio à série de dados e fotos enfocando o clima na Terra, fatos de sua vida familiar e de sua trajetória política.

É um filme necessário. Deve-se ver, comentar e discutir exaustivamente com todos os que partilham esta casa, este nosso planeta.

_________________________________________

 _ Para o site oficial do filme (em inglês), clique aqui.

Advertisements