Durante o ano de 2005, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avaliou o conhecimento dos alunos de escolas públicas brasileiras em português e matemática. Os resultados começaram a ser divulgados no dia 30 de junho deste ano.

As provas foram aplicadas a mais de 3 milhões de alunos de 4ª e 6ª séries, em 40.920 escolas dos 27 estados. As notas foram divulgadas através do nome do estabelecimento, possibilitando a diretores, professores e pais de alunos um diagnóstico preciso do que acontece em sua escola.

No caso de língua portuguesa, a média nacional na 8ª série ficou em 222,63 , correspondendo ao 4º nível de uma escala de nove. Portanto bem abaixo do ideal. Em matemática, a 8ª série se saiu melhor. Média nacional de 237,46, atingindo o quinto nível da escala.

Apesar do pouco tempo para análise dos dados, já é possível tirar algumas conclusões. As notas do sudeste são melhores que as das outras regiões, além de contar com a maior parte das escolas em melhor colocação.

Outra dado importante é que a maioria dos estados têm médias nos níveis mais baixos da escala, 1 ou 2, principalmente no seguimento até a quarta série. Os quatro primeiros anos de escolarização geram um conhecimento muito aquém do esperado, atraso este não compensado nos anos seguintes.

Todos os dados do MEC sobre a Prova Brasil, clique aqui.

Matéria da revista “Educação” sobre a Prova Brasi, clique aqui.